Estrelada por Júlio Andrade, série sobre a vida de Betinho é adiada

Author

Categories

Share

Júlio Andrade

Júlio Andrade
Escalado para viver o Betinho, Júlio Andrade preferiu adiar estreia de nova série (Imagem: Divulgação / Globo)

Estrelada por Júlio Andrade, a série que dramatizará a vida do sociólogo e pesquisador brasileiro Herbert de Souza, o Betinho (1935-1997), que seria produzida pelo Globoplay, teve a sua produção adiada. A razão para a decisão é a própria agenda do ator, que também interpreta o médico Evandro no drama médico da Globo, Sob Pressão.

A produção é dirigida pelo cineasta Sérgio Machado (Cidade Baixa) para a plataforma de streaming do Grupo Globo. Os roteiros são assinados por Machado e Victor Navas. O próprio Júlio também deve ser o responsável por dirigir alguns dos episódios, segundo a colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo. Para interpretar o sociólogo, o ator precisará emagrecer ainda mais. Hemofílico, Betinho faleceu após contrair o vírus HIV durante uma transfusão de sangue.

Líder estudantil, o sociólogo foi perseguido pela ditadura militar de 1964 e exilou-se no Chile, México e Canadá.  Com a anistia, retornou ao país em 1979 e engajou-se na luta por reforma agrária. Betinho ainda foi responsável pela maior campanha social da história do Brasil, batizada de Ação de Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, com o objetivo de alimentar 32 milhões de brasileiros na indigência. Betinho era irmão do cartunista Henfil, que como ele, também faleceu devido a complicações do vírus HIV.

O irmão de Julio, Ravel Andrade, também vai fazer parte da trama como Chico Mário, o irmão caçula de Betinho, que terá o seu outro irmão, Henfil, vivido por Daniel de Oliveira. O personagem é considerado um dos mais notórios cartunistas do país, e grande antagonista ao regime ditatorial brasileiro.

O post Estrelada por Júlio Andrade, série sobre a vida de Betinho é adiada apareceu primeiro em RD1 → Audiência da TV, Notícias da TV e Famosos.

Author

Share