Para quem vai começar no ramo da avicultura, muitas são as sugestões e dicas encontradas na web. Para a CENOTIC Engenharia LTDA, empresa criadora do extrator de pé de aves de corte, um dos tópicos pouco falados é o processo de debicagem e por que ela é tão utilizada no meio.
Diante disso, se você acha esse tema interessante e deseja obter mais informações sobre o mesmo, leia este artigo até o final.
O que é debicagem?
A debicagem das aves é um processo que consiste no corte parcial do bico do animal para reduzir os efeitos do alojamento, melhorar a produtividade e reduzir a bicagem e o canibalismo comum na criação desses animais. Entretanto, segundo a CENOTIC Engenharia LTDA, é preciso tomar algumas precauções antes, durante e depois de fazer a debicagem para evitar a perda da ave.
Quais os métodos usados para fazer a debicagem?
Há mais de uma técnica usada para debicagem de aves. Entretanto, para a CENOTIC Engenharia LTDA, o mais importante é o agricultor focar na forma correta de execução para não impactar o desenvolvimento dos animais e prejudicar na hora do abate. Portanto, preste atenção no manuseio e na manutenção dos instrumentos escolhidos, e, ainda, treine bem os colaboradores que irão executar o trabalho para não ter prejuízos.
Além disso, conheça todos os métodos para escolher qual melhor se encaixa à sua realidade. Leia mais sobre eles a seguir:
- Método com lâmina quente:
Esta forma de debicagem é uma das mais utilizadas nas granjas de todo o país. Ela consiste no corte com auxílio da cauterização do bico do animal através da lâmina quente. É ideal que seja feito no período entre sete e dez dias de vida da ave, levando em consideração a especificação de estar a 4mm das narinas do animal. Porém, o corte com lâmina quente é questionado por ONGs e pesquisadores que afirmam que é uma prática agressiva ao bem estar animal.
- Método com radiação infravermelha
O método de radiação infravermelha chegou na avicultura graças aos avanços tecnológicos desenvolvidos nos últimos anos. O método é feito através da aplicação de um feixe de radiação no tecido córneo do bico, realizando o corte que cai em até 14 dias. Considerada menos invasiva, a técnica evita o sangramento da ave e reduz riscos de contaminação. Para a CENOTIC Engenharia LTDA, todo avanço em tecnologias devem ser aproveitados pelos agricultores, e a debicagem por radiação infravermelha é uma ótima opção.
- Quais cuidados devo tomar após a operação da ave?
Após o procedimento ser realizado, as aves podem apresentar dificuldades para se alimentar. Portanto, é preciso pensar em um sistema de ingestão de comida é água para que elas não se desidratem, percam peso ou possam vir a óbito. Opte por deixar as aves que passaram pela operação em um lugar mais calmo, e com supervisão constante para garantir que elas estejam se alimentando.
Se você gostou de saber sobre a debicagem e suas formas, com certeza vai gostar também de conhecer mais sobre o equipamento de corte de pés de aves criado pela CENOTIC Engenharia LTDA. Além de oferecer um ótimo resultado, o maquinário ajudará o criador a ganhar tempo na criação de aves para corte.