Você sabia que a investigação particular evoluiu muito durante o tempo? Segundo o investigador Eloy de Lacerda Ferreira, a investigação particular passou por diversas transformações, sempre se adaptando às mudanças e evoluções da sociedade. Neste artigo, iremos discutir sobre essa evolução partindo do passado para o presente. Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura, a seguir.
O que é investigação particular?
Segundo Eloy de Lacerda Ferreira, a investigação particular é uma atividade profissional realizada por agências ou indivíduos especializados contratados para coletar informações, dados e evidências sobre assuntos específicos a pedido de clientes. Assim, a investigação particular envolve a obtenção de informações para esclarecer questões legais, comerciais, pessoais ou de segurança. É uma profissão antiga, com raízes históricas que serão discutidas, a seguir.
Entenda o passado da investigação particular
A investigação particular tem um passado muito interessante, comenta o investigador Eloy de Lacerda Ferreira. As raízes históricas dessa profissão remontam à antiguidade, com figuras como espiões, mensageiros secretos e investigadores que eram contratados para obter determinadas informações. O conceito de investigador particular surgiu um pouco mais tarde, especificamente no século XIX, no entanto, o ofício sempre existiu.
Mas como era feita a investigação particular nos tempos mais antigos? Essa é uma pergunta que você pode estar se fazendo agora, não é? O investigador Eloy de Lacerda Ferreira explica que na antiguidade, os investigadores utilizavam métodos manuais, como a observação, conversa pessoal, busca manual de pistas e até mesmo uso de informantes. O resultado da investigação e a coleta de informações era trabalhosa e demorada, assim como um filme ou livro do Sherlock Holmes.
Como está a investigação atualmente?
A partir do século XX, a profissão de investigador particular ganhou notoriedade e cresceu exponencialmente. Foram empregadas tecnologias, como fotos, gravação de áudio e vídeo e técnicas de vigilância. A investigação particular também ganhou um papel importante para a investigação criminal, uma vez que os detetives particulares começaram a fazer parte e contribuir para a resolução de crimes, entre outras coisas.
Atualmente, a investigação particular está ainda mais avançada, utilizando tecnologia, prestando diversos serviços, colaborando com outras áreas. Hoje há a necessidade de atuar de forma ética e dentro da legalidade. Outro ponto interessante é que atualmente a investigação particular ganhou uma posição global, sendo possível realizar investigações ao nível internacional, graças ao uso da tecnologia e inteligência artificial, por exemplo.
Como podemos perceber, do passado ao presente, a investigação particular é muito importante para a resolução de crimes e também atuando como uma importante aliada na hora de desvendar mistérios e coletar informações. No entanto, os profissionais precisam agir com ética e responsabilidade, dentro dos limites legais estabelecidos para o exercício dessa profissão.