Música e saúde mental: quando bem-estar e apreciação são aliados

4 Min Read
Elias Matogrosso

De acordo com o empresário Elias Matogrosso, que possui uma forte presença da música em sua vida, esta arte possui maneiras incríveis de impactar o cotidiano das pessoas, afetando as emoções, criando conexões profundas, entretendo, divertindo e proporcionando melhorias significativas para diversas áreas e aspectos da vida, principalmente a saúde mental.

Se você também é um apreciador de música e deseja fica por dentro dos benefícios que esta arte proporciona às pessoas, continue essa leitura até o final e entenda melhor sobre o assunto. 


A música como terapia

Você sabia que a música é utilizada como uma forma de terapia? Pois é, através da utilização de uma série de elementos musicais que diversos profissionais da saúde e centros de terapia realizam atividades para promover mais saúde mental e emocional. Dessa forma, indivíduos que sofrem ou não com condições variadas podem se beneficiar com uma terapia diferenciada que une o útil ao agradável. Confira a seguir como a música auxilia na melhoria da qualidade de vida. 


Redução de estresse e ansiedade

Cada vez mais as pessoas estão sofrendo pelas consequências do estresse e da ansiedade em seu cotidiano, vivendo efeitos que se manifestam até mesmo no corpo físico, além do mental. Dessa maneira, conforme explica o apresentador de TV Elias Matogrosso, a música é um excelente meio para promover mais tranquilidade e ativar áreas do sistema nervoso relacionadas ao relaxamento.

Ouvir músicas calmas como música clássica, jazz suave e até mesmo sons da natureza geram efeitos extremamente positivos para pessoas que precisam diminuir os efeitos da ansiedade, diminuir a frequência cardíaca e os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.


Um grande auxílio para a expressividade

Outro benefício que a música oferece tem relação com a maneira como ela é utilizada para a expressividade das pessoas. Muitas vezes, as pessoas possuem fortes dificuldades de manifestar suas emoções verbalmente, o que pode ser ocasionado por conta de traumas e outros fatores também graves. Sendo assim, a música é utilizada como uma ferramenta de expressão, permitindo que os indivíduos interajam e exteriorizem suas emoções a fim de compreendê-las e tratá-las.


Como empregar a música no seu dia-a-dia

Como comenta o empreendedor Elias Matogrosso, é possível conciliar a música com diversas atividades do dia-a-dia, ou então separar momentos específicos para absorver seus benefícios. Como exemplo, é possível realizar as seguintes tarefas:

  • Criar playlists de bem-estar e relaxamento e ouvi-las durante o trabalho, estudos ou outros momentos que podem exigir um pouco mais de energia;
  • Realizar danças terapêuticas, contribuindo para liberação de endorfina, melhoria do humor e alívio de tensões;
  • Ouvir música para praticar meditações, separando momentos para concentração, respiração e, consequentemente, melhoria da saúde mental.

Para concluir, é possível observar diversas situações em que a música contribui significativamente para melhorar a qualidade de vida das pessoas, possibilitando um cotidiano mais relaxado e expressivo, além de ser um excelente meio para conviver melhor com outras pessoas e estreitar os laços, como ressalta o locutor de rádio Elias Matogrosso.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *