Dicas de controle financeiro na área empresarial

Author

Categories

Share

Um fator primordial para garantir o bom funcionamento de uma empresa é cuidar do controle financeiro. O empresário Márcio Alaor de Araujo vai te ajudar com algumas dicas de como realizar esse controle. A falta de uma boa gestão financeira é o motivo da falência de grande parte das empresas. Para que esse não seja o seu caso, confira essas dicas incríveis:

Decisões com base em dados

Para tomar decisões assertivas a respeito das finanças, é preciso ter muito conhecimento em relação aos dados da empresa. Por isso, é importante o controle de registros de todas as operações de entrada e saída de dinheiro, assim como a utilização de indicadores financeiros. Desse modo, é possível identificar os problemas e tomar soluções com base em dados reais para solucioná-los.

Invista em tecnologia

A administração das finanças de uma empresa é uma tarefa muito trabalhosa e desafiadora, aponta Márcio Alaor de Araujo. Nesse sentido, invista em ferramentas tecnológicas para otimizar esse controle e facilitar o trabalho do gestor. Essas ferramentas vão auxiliar nos processos de compra e venda, registros de nota fiscal, calcular os impostos, realizar a gestão de estoques, entre muitas outras coisas. Procure as ferramentas mais adequadas para sua empresa.

Gastos pessoais e empresariais são diferentes

Um erro que é cometido geralmente em empresas de pequeno e médio porte, é a utilização do dinheiro da empresa para custear gastos pessoais. O primeiro passo para que seu negócio possua finanças saudáveis é separar o que configura gastos pessoais e gastos empresariais. Esse é um péssimo hábito que vai acarretar muitos problemas na contabilidade da sua empresa.

Planejamento financeiro

O planejamento é essencial em todas as áreas de uma empresa, mas um bom planejamento financeiro pode evitar muitos problemas, afirma Márcio Alaor de Araujo. Esse planejamento vai auxiliar a empresa a atingir suas metas de curto, médio e longo prazo, assim como no desenvolvimento de estratégias para a tomada assertiva de decisões. Faça planejamentos financeiros com frequência.

Tenha uma visão abrangente da empresa

Isso significa acompanhar todas as movimentações feitas pela sua empresa, conhecer os prazos, as tarefas realizadas por cada equipe e todo o processo de desenvolvimento de produtos e serviços, explica Márcio Alaor de Araujo. Esperamos que essa lista possa te ajudar no que diz respeito ao controle financeiro do seu negócio e que sua empresa cresça cada vez mais. 

Author

Share