Conheça os perfis de investidores e identifique qual é o seu

Author

Categories

Share

Você já buscou entender os tipos de perfis de investidores? Sabe em qual você se encaixa? O investidor imobiliário Valdir Agostinho Pira considera que os perfis de investidores servem  como uma classificação de modo a identificar a personalidade do investidor e as suas preferências para investir. Por isso, se possui interesse ou curiosidade no assunto, siga a leitura do artigo até o final e entenda em qual perfil você se enquadra.

De início, é importante entendermos o motivo de compreender esses perfis. É fato que para se realizar um bom investimento, que tenha credibilidade e seja rentável, é necessário realizar as escolhas certeiras que estejam de acordo com suas necessidades e objetivos. Sendo assim, como assimila o presidente do Grupo Piran, Valdir Agostinho Piran, é fundamental compreender as diferenças entre os tipos de investidores, de modo a montar estratégias e ter bons resultados no mercado financeiro. Confira abaixo os 3 perfis de investidores:

Conservador

A principal característica atrelada a esse perfil é a baixa tolerância ao risco, isto é, o investidor conservador preza estritamente pela sua segurança na carteira de investimentos. Na visão do empresário Valdir Agostinho Piran, este perfil busca então investir em aplicações que tenham menor volatilidade e sejam mais previsíveis — mesmo que o potencial de rendimentos seja reduzido. De forma resumida, o investidor conservador não se encontra disposto a perder em condições, mesmo que estas tenham fortes possibilidades de ganhos.

Moderado

Quando falamos de um perfil moderado, estamos nos referindo a um investidor que possui uma tolerância um pouco maior para os riscos. Neste caso, como pensa o empresário Valdir Agostinho Piran, o investidor moderado está disposto a correr riscos, não tão altos, com o fito de potencializar os seus ganhos. Sendo assim, esse perfil está mais aberto a um nível maior de volatilidade, todavia é importante mencionarmos que ele mantém de modo significativo sua carteira em segurança.

Agressivo

Também chamado de perfil arrojado, esse investidor é aquele que contempla uma maior tolerância aos riscos existentes no mercado financeiro. Dessa forma, esse tipo de investidor tende a suportar um maior nível de volatilidade e as oscilações do mercado, assim abrangem suas possibilidades de ganhos, que passam a ser maiores. Entretanto, é fundamental termos em mente que o investidor dito agressivo, corre riscos de forma estratégica e controlada, por meio de ações a longo prazo, por exemplo.

Com base nessas informações, conseguiu identificar o seu perfil? Na concepção do investidor Valdir Agostinho Piran, o investidor que deseja descobrir em qual perfil que se enquadra, deve ter em mente os seus objetivos, os conhecimentos acerca do mercado financeiros e os seus planos futuros no quesito economia. Logo, para descobrir essa classificação, realize o teste de suitability ou API, disponibilizado por diversas instituições financeiras. 

Author

Share