Quais são as causas do cálculo renal na infância?

Freddy stars
Freddy stars
2 Min Read

De acordo com o médico especialista em urologia Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes os casos de cálculo renal em crianças vem apresentando um aumento progressivo em cerca de até 10% por ano.

Os cálculos renais, explica o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, são, basicamente, pequenos cristais formados por minerais. Enquanto nos adultos 45% dos casos de cálculo renal são causados por alterações metabólicas, nas crianças, essas alterações dizem respeito a 70% dos casos.

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes comenta que os fatores de risco nas crianças se referem, em grande parte, à dieta rica em sódio (sal), que causam uma alteração extremamente significativa na infância.

Muitas crianças não sentem o sintoma típico dos adultos com cálculo renal (cólica), variando muito de acordo com a idade. Em alguns casos, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes informa que o caso pode apresentar até mesmo a aparição de sangue na urina e infecção urinária.

Assim que identificado o cálculo renal por meio de diversos exames, normalmente a primeira escolha de tratamento são as opções cirúrgicas ou não cirúrgicas. Em alguns casos, de acordo com Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, se os cálculos renais forem pequenos, a taxa de eliminação espontânea é de até 50% dos casos. Nessas situações, o médico recomenda a hiper hidratação e, se houver infecção de urina, outros tratamentos serão indicados pelo profissional.

Por fim, Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes conclui que o tratamento dos cálculos renais variam muito de acordo com a idade e anatomia da criança, no entanto, atualmente, a medicina conta com tratamentos extremamente eficazes e minimamente invasivos, que garantem, além de mais conforto, segurança e a qualidade de vida dos pacientes.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *