Saiba como funciona a vasectomia

Freddy stars
Freddy stars
2 Min Read

A vasectomia, segundo o urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, trata-se de uma pequena cirurgia que fecha os canais diferentes dos homens, impedindo que os espermatozóides sigam para as glândulas que produzem o esperma.

Para a realização desse procedimento, o cirurgião aplica a anestesia local em cima do escroto e, a partir daí, segue com um pequeno corte. O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes informa que, para isso, não é necessário internamento e o procedimento é realizado em menos de uma hora.

Por mais que haja formas de reverter a cirurgia, Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes comenta que não são concretas, por isso, a vasectomia deve ser considerada um método definitivo. Sendo assim, é recomendado apenas para homens que já possuam filhos e tenham idade superior a 30 anos.

Após a vasectomia, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes elucida que a ejaculação continua normalmente, porém, sem a presença de espermatozóides no líquido. Entretanto, são necessárias entre dez a dezessete ejaculações para que não haja presença de espermatozoides na ejaculação, pois, mesmo com a vasectomia, existem espermatozóides armazenados na região superior do canal.

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes recomenda o uso de camisinha ou outros contraceptivos durante o contato sexual neste período, pelo menos até a confirmação do médico, afirmando que não há mais presença de espermatozóides.

É importante, ainda, ressaltar que a esterilização não significa castração, muito pelo contrário! De acordo com o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, a castração é a remoção dos testículos, enquanto a esterilização é apenas um procedimento simples que impede o fluxo de espermatozóides para o pénis.

Além disso, a vasectomia não causa impotência, diminui a sensibilidade ou libido, sendo considerado um procedimento minimamente invasivo.

Para esclarecer mais dúvidas, consulte-se com o especialista em urologia Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes e cuide da sua saúde!

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *