Urologia e Nefrologia – Qual é a diferença?

Author

Categories

Share

De acordo com o médico urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes existe uma grande diferença entre a Urologia e a Nefrologia que, basicamente, é até onde cada um atua.

O urologista, conta o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, explica que, ao contrário do nefrologista, atende casos que vão além dos problemas renais, indo desde os mais simples até os que necessitam de intervenção cirúrgica. O profissional neurologista, por sua vez, atende apenas pacientes com problemas renais, podendo tratá-los apenas a partir de medicamentos.

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes ressalta que o urologista, ao contrário do que muitos acreditam, trata muito mais do que apenas dos órgãos reprodutivos masculino , mas também todo o trato urinário (como rins, ureteres, bexiga, próstata, uretra e a genitália masculina).

É importante ter consciência que todo homem a partir dos 40 anos ou com histórico de doenças familiares, segundo o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, devem-se consultar regularmente com um profissional especialista em urologia, isso porque, a maioria das doenças e problemas que acometem o sexo masculino tem como fator de risco a idade avançada e, além disso, costuma ser silenciosas, desenvolvendo-se lentamente e podendo, quando não identificada e já em estágios avançados, levar o paciente a óbito.

O nefrologista, no entanto, deve ser procurado quando o problema é especificamente no rim, como cistos, infecção de urina e insuficiência renal. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes recomenda se atentar a qualquer sintoma suspeito como presença de sangue na urina e inchaços.

Na maioria das vezes, Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes comenta que, o urologista e o nefrologista trabalham juntos em busca de soluções eficazes aos seus pacientes, sendo assim, mantenha-se atento e mantenha sua saúde em dia. O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes está à disposição para auxiliá-lo em qualquer possível dúvida.

Author

Share