Marcelo Madureira Montroni comenta problemas 5 comuns de saúde bucal na adolescência

Freddy stars
Freddy stars
3 Min Read
Marcelo Madureira Montroni

A adolescência é uma fase de muitas modificações físicas e psíquicas do indivíduo. Marcelo Madureira Montroni comenta que essas transformações também podem impactar diretamente na saúde bucal dos jovens, sendo comum a aparição de alguns problemas na fase devido à falta de cuidado ou pela necessidade estética de se sentir aceito e bem. 

Dessa maneira, Marcelo Madureira Montroni comenta as principais problemáticas da saúde bucal na adolescência e como tratá-las ou evitá-las.

Cárie

A cárie se tornou um problema muito comum na infância que pode se estender para as demais fases da vida humana quando há continuidade de uma dieta muito rica em doces e carboidratos junto de uma má higienização. Marcelo Madureira Montroni informa que o tratamento da cárie varia de acordo com a extensão dela: de início, pode  ser tratado com selantes, se estiver no esmalte dentário, com uma reparação do dente e, por fim, se o dano for profundo deve-se tratar com canal. 

Halitose

Marcelo Madureira Montroni comenta que a halitose pode surgir na adolescência por diversos fatores e, por isso, a identificação da causa é a principal etapa para desenvolvimento do tratamento, uma vez que pode ser ocasionada por algo mais simples como má higienização ou boca seca, ou mesmo por problemas mais graves como a gengivite. 

Gengivite

Marcelo Madureira Montroni esclarece que Gengivite é o nome dado à infecção nas gengivas ocasionada pela negligência com as placas bacterianas que produzem toxinas que ferem as mucosas. Se o problema não for tratado, pode se transformar numa doença periodontal. Por isso, é imprescindível manter a saúde bucal adequada, com escovação após as refeições e uso do fio dental para evitar o surgimento desses problemas.

Dentes Desalinhados

O tratamento dos dentes desalinhados, geralmente, inicia na fase da adolescência, uma vez que se deve aguardar que toda a dentição do paciente seja de dentes permanentes. Marcelo Madureira Montroni esclarece que esse problema pode ser corrigido através do uso de aparelho ortodôntico.

Problemas com os Sisos

Por fim, Marcelo Madureira Montroni comenta sobre o surgimento dos terceiros molares no final da adolescência, que podem (ou não) ocasionar problemas na saúde bucal. Ter ou não ter os sisos varia de pessoa para pessoa, e sua presença não faz a habitual mastigação, porém, o problema está na erupção desses dentes que, muitas vezes por falta de espaço na boca, podem prejudicar toda a arcada, desalinhando dentes e mordida. Assim, fazer um acompanhamento do nascimento dos sisos com um profissional é a solução para averiguar seu nascimento e problemas, pois, caso haja algum, o ideal é removê-los. 

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *