Novo filme da Pixar apresentar protagonista passando por diversas questões da adolescência.
Foi uma grande surpresa receber a notícia de que Pixar desenvolveria uma nova aventura no universo de Divertida Mente. Quase dois anos depois, a sequência chega aos cinemas brasileiros para mostrar uma verdadeira expansão na mente de Riley após a entrada na adolescência.
Com um salto temporal, Divertida Mente 2 acompanha a protagonista mais velha, passando pela tão temida puberdade. Junto do natural amadurecimento da garota, a sala de controle mental da jovem também está passando por uma demolição para dar lugar a algo totalmente inesperado.
As já conhecidas, Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho, que há muito tempo administram uma operação bem-sucedida, não têm certeza de como se sentir quando novos inquilinos chegam ao local, a Ansiedade, a Inveja, a Vergonha e o Tédio.
Com direção de Kelsey Mann (Central da Festa) em seu primeiro longa-metragem, o filme assume um contexto maduro para apresentar as complexidades do crescimento. Em entrevista ao AdoroCinema, o diretor falou o quão vulnerável se sentiu ao trazer temas espinhosos para a nova animação da Pixar ao se lembrar da própria juventude.
“Naquele momento [da adolescência], eu sentia que era o único pensando e sentindo tudo o que se passava. Estava nervoso em vocalizar isso porque é muito vulnerável dizer que me sentia assim, especialmente naquele momento”, relembrou ele.
“É incrivelmente difícil e me senti sozinho naquele momento – e é nessa hora que você começa a se sentir constrangido, que começa a se comparar com os outros e aparece aquela voz dizendo que você não é bom o suficiente. É sobre isso que se trata o filme: lidar com conceitos de ser autoconsciente.”
Já Mark Nielsen, produtor do projeto que está envolvido com a franquia desde a primeira animação, afirmou que as novas emoções não são apenas adições no cast, mas personagens necessários para a nova fase da Riley. ”São emoções mais complicadas que estamos explorando e a Ansiedade é uma com a qual eu acho que muitas pessoas podem se identificar e você pode ver isso nas reações das pessoas até mesmo aos trailers”, disse.
Ele acrescenta: Mas existem algumas [emoções] que precisamos aprender a gerenciar da maneira certa. Então, acho que haverá muito o que falar quando as pessoas assistirem a este filme sobre como lidar com essas emoções para que elas não tomem conta da sua vida e estraguem as coisas para você”, explicou.
“Elas estão lá para te ajudar, mas todas precisam ser gerenciadas. Então, além de ser uma aventura bem divertida e bem-humorada, é muito engraçada e apropriada para todas as idades. Esperamos que tudo funcione para as pessoas”, concluiu.
Divertida Mente 2 estreia em 20 de junho nos cinemas.