Para o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, o mercado de investimentos é uma área que tem crescido muito nos últimos anos e está disponível para pessoas físicas e jurídicas. Mas ainda que essa área tenha ganhado destaque, não são todas as pessoas que compreendem a sua definição propriamente dita, ou entendem a sua relevância.
E foi pensando em mudar essa situação que decidimos explicar, através desse artigo, o real conceito do mercado de investimento, tal como pontuar os dois principais meios que foram capazes de dar popularidade a esse ramo. Portanto, se você se interessa por esse tipo de assunto, e quer obter um conhecimento ainda maior sobre os as finanças do mundo, vale a pena ler o texto até o final!
Afinal, o que é “mercado de investimento”?
Conforme explica o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, em sua concepção mais ampla, o mercado de investimento é o conjunto de todas as transações comerciais e financeiras que envolvem ativos financeiros, como moedas, títulos públicos e privados, ações e commodities, como por exemplo o nosso petróleo e outros bens físicos.
Em outras palavras, “o mercado de investimentos” é um conjunto de pessoas e instituições financeiras que negociam ativos e instrumentos financeiros. Ele pode ser basicamente definido como uma representação de diversas atividades envolvidas, identificadas por transações comerciais que uma grande quantidade de dinheiro. Parece ser um tópico bastante interessante e necessário, você não acha?
E esse mercado pode ser explicado como um todo, composto por vários sistemas interligados voltados para as realizações de transações emprestando ou investindo em ativos de finanças, ou seja, a operação de venda e compra de títulos cambiais, moedas, valores mobiliários, bens infraestruturais, entre qualquer outro tipo de possibilidade. E conforme comenta o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, existem alguns fatores influenciaram na popularidade deste tipo de negócio, sendo os dois principais:
- Mudança da mentalidade do brasileiro
- Acessibilidade dos meios tecnológicos
Esses tópicos influenciaram a popularidade dos negócios pelos principais motivos:
Acessibilidade dos meios tecnológicos
Resumidamente, os meios tecnológicos possibilitaram uma maior comodidade para todas as pessoas, não é verdade? No ramo do mercado de investimento, vemos a diferença dos bancos físicos e digitais: antigamente, para que qualquer cidadão pudesse resolver as suas pendências econômicas, ela precisaria ir até uma agência. Hoje em dia, é possível fazer qualquer tipo de processo por meio do celular ou do computador, e essa acessibilidade a maioria das pessoas já possuem.
Mudança da mentalidade do brasileiro
Do mesmo modo, não seria diferente aqui no Brasil, isto é, os meios tecnológicos contribuíram para que o ser humano pudesse resolver as suas questões de maneira individual e prática, certo? Ou seja, conforme pontua o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, a mentalidade, não só do povo brasileiro como o da maioria da população mundial, pede pela praticidade e agilidade dos processos que só podem ser entregues através da tecnologia. Faz todo o sentido, você não concorda?
E agora que você já conhece um pouco mais sobre o mercado de investimento e dois pontos que tornaram esse assunto ainda mais popular, que tal investir em maiores conhecimentos sobre o assunto através de artigos pela internet?