Você sabia que qualquer pessoa pode determinar a prisão de um criminoso? Conforme explica o Dr. Bruno Burilli Santos, essa função não está limitada apenas às autoridades da nação, pelo contrário: ao perceber que algum indivíduo está cometendo algum delito, é mais do que aceitável que você ou qualquer cidadão de bem se dirija até o infrator e fale que ele será preso. Mas será que essa ação é uma boa ideia?
Neste artigo, além de compreender como essa aprovação de ato funciona, comentaremos que existe uma ótima razão para perceber que talvez não valha a pena dar uma sentença de prisão como essa. E se você se interessa por esse tipo de assunto, vale a pena ler o conteúdo até o final.
O que é dar a voz de prisão
Antes de mais nada, é preciso entender em que consiste dar a voz de prisão a alguma pessoa, certo? Conforme comenta o advogado Bruno Burilli, resumidamente, essa ação constitui-se em determinar que um indivíduo que está infringindo a lei será preso. É como se fosse o jogo “detetive”: o personagem detetive que encontra o assassino precisa dizer “você está preso” — ou algo do tipo.
Como esse processo funciona
Contudo, diferente de um jogo de piscadas de olho, a voz de prisão é um ato real e que pode ser feito por qualquer cidadão que esteja presenciando um crime no Brasil. Basta que você se dirija até a pessoa, dê a voz, e espere as autoridades chegarem para finalizar a ação. A partir dessa etapa, os superiores ficarão responsáveis por averiguar a situação e finalizarem a sentença ou não.
Ainda assim, antes mesmo de dar uma sentença como essas, é preciso estar atento de que não estará fazendo nada de errado ou culpando uma pessoa de forma errônea, sabia disso? Inclusive, conforme pontua o Dr. Bruno Burilli Santos, é sempre bom ter uma cautela maior para não se precipitar e acabar colocando a sua vida e a dos outros em risco, sabe o porquê?
Cuidados que devem ser levados em conta na hora de dizer algo
Ora, basicamente, ao dar a voz de prisão a um criminoso, é bastante possível que esse mesmo indivíduo se assuste ou haja com imprudência, colocando você e todos os outros em perigo. Além do mais, essa mesma pessoa pode estar armada e partir para alguma agressão, ou seja, até que as autoridades consigam chegar, poderá ser tarde demais.
Logo, pense bem se vale a pena utilizar de um poder como esses para dizer a um infrator que ele será preso, — ainda que você e outras pessoas tenham permissão para determinar uma prisão. Sendo assim, conforme comenta o advogado Bruno Burilli, a melhor estratégia é ligar para as autoridades e esperar que elas mesmas façam o serviço com justiça e prudência.