Turismo religioso: conheça os santuários e igrejas no interior de São Paulo com Nathalia Belletato 

Freddy stars
Freddy stars
5 Min Read
Nathalia Belletato

Quando pensamos em turismo religioso pelo interior de São Paulo, a cidade que vem à nossa mente é Aparecida. No entanto, como comenta Nathalia Belletato, entusiasta de viagens, o interior de São Paulo e o Vale do Paraíba guarda outras histórias e locais essenciais para aqueles que desejam fazer conhecer lugares em que unem fé e religiosidade. 

Neste artigo, iremos apresentar e conhecer algumas cidades além de Aparecida para a realização de turismo religioso, destacando os pontos culturais e históricos de um tipo de turismo que tem chamado a atenção de muitas pessoas. Continue a leitura para saber mais:

São Paulo, uma terra de muitas fés 

Já faz um certo tempo que o Estado de São Paulo deixou de ser plenamente cristão, abrigando, atualmente, diversos credos e religiões. Como destaca Nathalia Belletato, essa mudança e diversidade revisitou um tipo de turismo muito interessante, especialmente para aqueles que são devotos de alguma religião ou apenas para aqueles que desejam conhecer um pouco sobre as cidades.  

Nesse aspecto, em todo o Estado de São Paulo existem muitas opções para a realização do turismo religioso, onde é possível conhecer basílicas, templos, igrejas, capelas, catedrais, centros, entre outros locais. Entretanto, entre esse tipo de turismo, o que as pessoas mais buscam são passeios religiosos ligados à tradição cristã, conforme veremos mais adiante. 

Qual a importância do turismo religioso para São Paulo? 

Para Nathalia Belletato, comentadora sobre viagens e turismo, São Paulo é um estado muito rico em opções para conhecer histórias de religiões cristãs. Isso faz com o que o turismo religioso seja de extrema importância para o estado, fomentando e gerando receitas que contribuem para economia do estado. Muito interessante, não é? 

Nathalia Belletato Revista Sexy
Nathalia Belletato Revista Sexy

Ao todo, o turismo religioso pelo interior de São Paulo movimenta cerca de 25 milhões de pessoas por ano, contando todas as cidades. Assim, a região é beneficiada com maior geração de emprego e infraestrutura, recebendo fiéis e romeiros com muita qualidade. A seguir, vamos ver as principais cidades para turismo religioso em São Paulo. 

Aparecida do Norte 

Conforme explica Nathalia Belletato, o município de Aparecida do Norte é mundialmente conhecido, graças ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o qual é o maior complexo mariano do mundo, sendo o segundo maior santuário do planeta, perdendo apenas para o Vaticano. Incrível, não é mesmo? 

Além disso, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é um dos maiores pontos turísticos do interior de São Paulo e já foi visitado por três Papas: João Paulo II, Bento XV e Francisco, em 2013. Assim, além das maiores autoridades religiosas, o santuário atrai milhões de fiéis todos os anos, especialmente no feriado do dia 12, quando é comemorado em todo o Brasil, o dia de Nossa Senhora Aparecida. 

Guaratinguetá 

As cidades de Guaratinguetá e Aparecida do Norte são vizinhas e podem ter o roteiro turístico compartilhado. Em Guaratinguetá nasceu o primeiro santo brasileiro a ser canonizado, Antônio de Sant’Anna Galvão. Como ressalta Nathalia Belletato, em um passeio turístico pela cidade, é possível conhecer o Santuário de Frei Galvão, Mosteiro da Luz e o Museu Frei Galvão. 

Revista Sexy Nathalia Belletato
Revista Sexy Nathalia Belletato

Cachoeira Paulista 

Em último lugar, mas não menos importante, a cidade de Cachoeira Paulista, cresceu e se desenvolveu com o turismo religioso católico e a fundação da Comunidade Canção Nova, o canal de TV, criado em 1978 pelo Monsenhor Jonas Abib. A Comunidade Canção Nova é um verdadeiro complexo, contando com escolas, casas, restaurantes, capelas, lojas de conveniência, padarias, faculdade, pousadas, área para acampamentos e livrarias. 

Por último, como elucida a comentarista Nathalia Belletato, mesmo com santuários e igrejas que se destacam, o que mais importa é a fé presente nos lugares e especialmente no coração das pessoas. Sendo essa a maior motivação para milhares de pessoas realizarem anualmente o turismo religioso, contribuindo para a propagação da fé e da esperança. 

Em resumo, podemos observar que essas três cidades do interior e Vale do Paraíba guardam aspectos muito interessantes sobre religião, contribuindo de forma bastante significativa para o turismo religioso no Estado de São Paulo. Então, gostou de saber mais sobre esse tipo de turismo nessas cidades cheias de fé e esperança? 

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *