Lei da Empresa Limpa: confira tudo o que você precisa saber sobre essa lei e a sua importância

Freddy stars
Freddy stars
3 Min Read
Vicente Conte Neto

Para o empresário Vicente Conte Neto, um dos maiores problemas na sociedade é a corrupção. Afinal, essa é uma prática ilegal que implica em grandes consequências para toda a sociedade através de problemas econômicos e da falta de acesso à diversos direitos como saúde, educação, moradia e outros.

Como uma maneira de controlar e aplicar punições para fortalecer o combate à corrupção, foi criada a Lei da Empresa Limpa ou, como também é conhecida, Lei Anticorrupção, que visa proteger os cofres públicos e punir as empresas que estão envolvidas em ações corruptas. Para saber mais sobre essa lei e a sua importância, continue lendo esse artigo!

Conheça a Lei Empresa Limpa

Publicada no ano de 2013, a Lei da Empresa Limpa é uma das legislações mais importantes para o Brasil. Desde a sua promulgação essa lei já foi responsável por punir centenas de empresas envolvidas em esquemas de corrupção. De acordo com o empresário Vicente Conte Neto, essas empresas podem ser punidas através de multas, sanções e até mesmo por meio da interdição das atividades. 

Como funciona a lei?

Para compreender melhor sobre esse tema é necessário entender como a Lei Anticorrupção ou Lei da Empresa Limpa funciona. De acordo com o empresário Vicente Conte Neto, na prática da lei ela protege a nação e o patrimônio público contra atos indevidos praticados por pessoas jurídicas, ou seja, as empresas nacionais ou internacionais. 

A quem se aplica

Caso você seja um empresário e esteja querendo entender melhor sobre a quem essa lei se aplica, é interessante saber que a Lei da Empresa Limpa é empregada a qualquer modelo de sociedade, seja ela empresarial, simples, independente, personificada ou estrangeira, bem como nas fundações, associações e organizações sediadas ou com filiais no Brasil 

Como a corrupção interfere na sociedade?

Mas, afinal, o que é a corrupção? De acordo com o empresário Vicente Conte Neto, configura-se como corrupção tudo aquilo que é praticado visando a obtenção de vantagens próprias e através de meio que são ilegais. Sendo assim, essa prática é o ato de corromper o sistema para benefício próprio e em detrimento das outras pessoas e das instituições. 

Adaptando a sua empresa

Para que você não tenha nenhum problema com a Lei da Empresa Limpa, o empresário Vicente Conte Neto acredita que o melhor caminho é sempre verificar os dados cadastrais da empresa e fazer uma seleção minuciosa de quem são seus fornecedores e empresas parceiras. Além disso, sempre mantenha relatórios que mostrem a integridade de sua empresa!

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *